O melhor da cultura alemã no interior de Nova Petrópolis
O legado dos imigrantes alemães é preservado com o Kerb Im Tannenwald

Música típica, gastronomia farta, chopp gelado, alegria e cultivo às tradições não faltaram no interior de Nova Petrópolis no último final de semana, 17 e 18 de setembro. A realização do 11º Kerb Im Tannenwald levou cerca de quatro mil pessoas para a localidade de Pinhal Alto, inicialmente chamada pelos imigrantes de Tannenwald.

Levar a tradição do kerb para a rua é uma das principais características do evento. O desfile do Bierwagen (carreata do chopp), no domingo, 18, pela rua principal da localidade, emocionou e encantou a todos, levando toda a comunidade em cortejo até o local da festa onde centenas de pessoas terminaram os festejos ao som da Banda Exemplo e Champion.

Já no sábado, 17, a força e a união da comunidade foram destaques com a realização dos jogos germânicos. Em um total de oito provas, corrida de chopp, estilingue do xucrut’s (repolho), pau de sebo, carregar o tronco, Blinder Fritz (Fritz cego), Holzbrücke (ponte de madeira), arremesso de ovo e arremesso de chopp, a equipe Main Lait (minha gente) consagrou-se campeã com 60 pontos. Enquanto Ima Truf (sempre para cima), segunda colocada, fez 46 pontos e em terceiro lugar ficou Wo Sin Mea Rom? (onde nós estamos?) com 41 pontos.

Além de festejar o kerb, a comunidade de Pinhal Alto também mantém a religiosidade, que pode ser comprovada através das centenas de pessoas que acompanharam a celebração da Santa Missa em homenagem a Padroeira Imaculado Coração de Maria: motivo maior da festa.

E a fartura da gastronomia típica alemã esteve presente no Jantar Baile com apresentação de danças folclóricas das diversas categorias do Volkstanzgruppe Tannenwald, competição do chopp em metro entre os presentes e animação da Super Banda Real.

Criado para comemorar o legado dos antepassados que colonizaram a região, o evento busca, a cada ano, a participação de mais pessoas da comunidade e de todas as faixas etárias. A Rainha do evento, Isabel Maldaner, destacou a importância da manutenção das tradições no cerimonial de abertura ao enfatizar que as pessoas devem incentivar seus filhos a participarem dos movimentos culturais e de trabalhos sociais porque o futuro do Kerb e de tantas outras atividades dependem das novas gerações.

Nascido na localidade de Pinhal Alto, o Deputado Estadual, Elton Weber, também esteve presente no evento e destacou o reconhecimento regional da integração da comunidade na realização deste evento.

Ressaltando que os festivais, encontros e kerb’s foram criados para que as famílias e a comunidade se reúnam após o trabalho árduo e comemorem seus frutos, o Vice-Prefeito no exercício de Prefeito, Gregor Hermann, parabenizou a todos que se dedicaram para que a 11ª edição do Kerb Im Tannenwald pudesse acontecer.

O evento foi uma realização da comunidade do Pinhal Alto sendo patrocinado pela Sicredi e Cooperativa Piá, além do apoio da Prefeitura Municipal, Pousada Pinhal Alto Deputado Estadual Elton Weber. Mais informações e fotos podem ser obtidas pelo facebook.com/KerbImTannenwald.




Fonte: Perene Projetos, Comunicação e Eventos
Rua Vicente Prieto, 1680
Pinhal Alto | Nova Petrópolis | RS
CEP: 95160-000 | contato@projetosperene.com.br