Alemães se encantam com a Rota Romântica
O encanto pela preservação cultural da região prevaleceu

Na última semana a Rota Romântica foi agraciada com a presença de 30 pessoas oriundas da Romantische Strasse da Alemanha. Liderado pelo Prefeito de Rottenbuch, Markus Bader, o grupo visitou oito cidades da rota e se encantou com a preservação cultural, arquitetônica e natural da região. Claudio José Weber, Presidente da Rota Romântica, organizou e intermediou a vinda da comitiva ao Brasil.

A recepção oficial aconteceu em Nova Petrópolis, sede da Rota Romântica, na presença do Vice-Prefeito Charles Eloir Luedke Paetzinger e secretários municipais. Ao visitar o Parque Aldeia do Imigrante e a Praça das Flores, o Prefeito Bader já externou o seu encanto com as tradições alemãs mantidas na região.

A comitiva veio ao Brasil para acompanhar os festejos dos 53 anos da cidade de Ivoti, co-irmã de Rottenbuch desde 2010, e conhecer as demais cidades da região. O Prefeito de Rottenbuch e a Orquestra “Schönegger Almmusikanten”, que integrou a comitiva, participaram das comemorações oficiais do aniversário de Ivoti no dia 19 de outubro. Em Ivoti a comitiva foi recepcionada pelo Prefeito Satoshi Suzuki, secretários municipais e a Cidadã Honorária de Ivoti, Maria de Lourdes Bauermann, no pórtico de entrada, que conta com um Monumento das Cidades Coirmãs Ivoti/Rottenbuch, construído em 2012. Além do pórtico, a comitiva visitou a Cachaçaria Weber Haus e o Núcleo de Casas Enxaimel. A Orquestra apresentou-se à noite no Instituto Ivoti, em uma cerimônia em homenagem ao aniversário da cidade.

Além de Ivoti e Nova Petrópolis, o grupo visitou o Parque Histórico Jorge Kuhn de Picada Café, a praça central e a Igreja de Morro Reuter, a Cervejaria Hunsrück de Dois Irmãos, a Praça 1º de Maio de Estância Velha, o Mini Mundo e a Rua Coberta de Gramado, a Igreja de Pedra e a Cascata do Caracol de Canela. Pela primeira vez no Brasil, a Orquestra também participou da abertura oficial da 30ª Oktoberfest de Igrejinha.

“Receber essa comitiva foi muito importante para a Rota Romântica. Além de podermos mostrar um pouco do nosso trabalho em prol da cultura e legado germânico, reforça a irmandade firmada com Ivoti e a cidade de Rottenbuch”, disse o Presidente Cláudio José Weber, ao destacar o interesse em firmar mais uma irmandade com uma cidade da Romantische Strasse no próximo ano.




Fonte: Perene Projetos, Comunicação e Eventos
Rua Vicente Prieto, 1680
Pinhal Alto | Nova Petrópolis | RS
CEP: 95160-000 | contato@projetosperene.com.br