E viva o Kerb do Pinhal Alto!
Comunidade do interior de Nova Petrópolis festejou neste final de semana o kerb, tradicional festa religiosa de origem germânica

A comunidade do Pinhal Alto, inicialmente chamada pelos imigrantes de Tannenwald, esteve em festa neste final de semana, 20 e 21 de setembro. Há exatos 110 anos, a comunidade festejava seu primeiro Kerb, um legado de 16 famílias vindas da Europa.

Com a realização da nona edição do Kerb Im Tannenwald, evento criado para manter esta tradição, a localidade do interior de Nova Petrópolis comemorou o legado dos antepassados que colonizaram a região, homenageou a Padroeira e provou que as comunidades interioranas preservam e cultivam a sua origem germânica.

Apesar do tempo instável durante todo o final de semana, o evento reuniu mais de cinco mil pessoas nos dois dias. No sábado, um público recorde foi registrado durante a realização dos jogos germânicos, disputados por nove equipes constituídas pelas pequenas localidades que formam o distrito do Pinhal Alto. Os jogos, realizados no sul da Alemanha, foram incorporados às atividades do evento desde sua primeira edição. As equipes Main Lait, Die Harmonia, Die Windhofa, Die Feliza, Die Jakobstäler, Ima Truf, Wo sin mea rom?, Bai Dings e Die Traizen Kolonie disputaram as provas do duelo de barcos, do estilingue do xucrut’s, do pau de sebo, bolão infantil, debulhar o milho, arremesso de ovo, da furadeira e arremesso de chopp, sendo que a equipe Die Feliza (equipe da localidade de Feliz Lembrança) consagrou-se campeã desta edição. “Graças a estas equipes que conseguimos fazer esta grande festa. Começamos de forma simples e pequena, mas sempre trabalhamos de forma integrada e assim chegamos nesta nona edição”, destacou o Presidente da comissão organizadora, Cláudio José Weber.

No sábado à noite, a comunidade mais uma vez mostrou a sua união, lotando a Igreja para a celebração da Santa Missa em homenagem a Padroeira Imaculado Coração de Maria. Centenas de pessoas acompanharam a missa e juntos rezaram pela Santa, pelas famílias que há mais de 150 anos fundaram a comunidade do Pinhal Alto, por todas as famílias que hoje vivem na localidade e pelos visitantes do evento.
O primeiro dia do evento terminou com a fartura da gastronomia típica alemã, com apresentação de danças folclóricas e da boa música da Super Banda Real de Nova Petrópolis no tradicional Jantar Baile Típico de Kerb.

Apesar de festejar o kerb com intensas atividades, o momento também representa a união da família e a preservação de alguns costumes. Assim, no domingo, 21, a programação iniciou somente às 15h, após a confraternização em família e amigos nas casas dos moradores do Pinhal Alto. Na presença de crianças, jovens e adultos, os festejos finais iniciaram com a animada carreata do Bierwagen (carro de chopp). Desfilando por cerca de quatro quilômetros, centenas de pessoas esbanjaram animação, empolgação e contaminaram a todos que assistiam o desfile das suas casas. Animados pela Bandinha Típica Tannenwald os participantes foram dançando e convidando todos para encerrar o 9º Kerb im Tannenwald com muita festa. No pavilhão da comunidade, o evento terminou com a animação da Banda Quantun e Porto do Som.

“Primeira vez que viemos a este evento e pretendemos não perder mais nenhuma edição. É uma festa pura, linda demais”, disse Jacir Aldebrandt de Canoas que participou do desfile com sua esposa e filhos.

A Rainha Roberta Prates, junto às Princesas Fernanda Daniela Staudt e Thaís Giane Fernandes, e o casal soberano Maria Zilles Knorst e Werno Knorst, ficaram felizes com o crescimento do evento, em atividades e público. “Terminamos o nosso segundo ano de reinado com o sentimento de dever cumprido e com a convicção de que nosso evento só tem a crescer a cada ano”, afirmou Roberta.

Rafael Balle, Gestor Executivo do Pró-Cultura/RS, esteve presente pela primeira vez no evento. “Estou feliz por poder estar aqui. É muito importante identificar que o Governo do Estado pode participar de alguma forma neste evento”, disse ele.

“A comunidade do Pinhal Alto é muito unida e por isso consegue manter este evento. Estou feliz por mais uma vez estar aqui e ver como vocês preservam a cultura alemã e os costumes”, destacou o Prefeito Régis Luiz Hahn, ao desejar vida longa ao Kerb Im Tannenwald.

O evento foi uma realização da comunidade do Pinhal Alto e contou com o financiamento do Pró-Cultura/RS. Ele foi patrocinado pela Alca e Coopershoes com o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis, Sicredi, Piá, Benoit e Sugarshoes.



Fonte: Perene Projetos, Comunicação e Eventos
Rua Vicente Prieto, 1680
Pinhal Alto | Nova Petrópolis | RS
CEP: 95160-000 | contato@projetosperene.com.br