A cultura e a gastronomia da Baviera estiveram em destaque em Gramado
III Semana de Especialidades da Cozinha Bávara encerrou neste domingo

Criada com o objetivo de difundir a cultura e as tradições entre as regiões turísticas da Baviera e da Rota Romântica através da gastronomia, a Semana de Especialidades da Cozinha Bávara, que contou com a participação ilustre do Prefeito de Füssen, Paul Iacob, encerrou no domingo, 26 de outubro.

Realizada no Hotel Ritta Höppner, em Gramado, o evento trouxe, pela terceira vez, o renomado Chef de Cozinha da Baviera, Alexander Zimmermann, que preparou pratos autênticos harmonizados com vinhos e cervejas.

“Este evento foi pensando e planejado para manter viva a cultura germânica da região. E, a cada ano, trazemos convidados da Alemanha para que possam prestigiar aqui o legado dos nossos antessados e contemplar o muito que ainda fazemos para manter vivas as tradições”, afirmou o Presidente da Associação dos Municípios da Rota Romântica, Cláudio José Weber, que foi o precursor do evento.

Presente no jantar especial da noite de sábado, 25, o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot, destacou as características alemãs e a infraestrutura turística muito fortes no Município, enaltecendo que ficou muito feliz de que mais um visitante tenha apreciado e aprovado a cidade.

O convidado especial do evento, Paul Iacob, esteve pela primeira vez no Brasil e garantiu que esta não será a última. “Há 14 dias estive em Hamburg (Alemanha) no Museu da Imigração e pude conferir tudo sobre a época que os imigrantes vieram para cá. Mas agora, estando aqui, tive uma imagem totalmente diferente. Conheci pessoas que vivem a história e tem orgulho em preservá-la. Desejo que nunca se esqueçam do passado, mas que tenham sempre uma visão de futuro”, disse ele ao destacar e receptividade e a cordialidade de todas as pessoas que teve contato nestes dias.


Irmandade com Nova Petrópolis
Durante sua permanência na região, Paul Iacob, conheceu algumas cidades que integram o roteiro da Rota Romântica, para conhecer características peculiares da cultura alemã no Rio Grande do Sul. Entretanto, Nova Petrópolis ofereceu um roteiro com visitas a pontos turísticos e empresas com o objetivo de dar seguimento as tratativas de irmandade entre os dois Municípios.

Após uma explanação sobre a formação da cidade, constituição turística, cultural, social e econômica de Nova Petrópolis, o Prefeito de Füssen visitou pontos turísticos da cidade como a Praça das Flores, Ninho das Águias e Parque Aldeia do Imigrante e conheceu os cases empresariais de sucesso da Cooperativa Piá, Dakota e Germânia. O Prefeito Régis Luiz Hahn fez questão de apresentar a cidade ao Prefeito Iacob e dizer da satisfação ao recebê-lo em Nova Petrópolis.

“Agradeço de coração a acolhida calorosa em Nova Petrópolis. Fiquei muito surpreso com tantas semelhanças entre a Rota Romântica brasileira e a alemã. Mas o que mais me chamou a atenção foi a língua. Foi muito bonito ouvir o dialeto de vocês”, disse Iacob.

O Prefeito de Füssen também apresentou informações sobre sua cidade, dizendo, por exemplo, que uma das principais atividades econômicas de Füssen é o turismo que, com 15 mil habitantes, têm uma média de 1,2 milhões de diárias por ano e 2,5 milhões de pessoas que passam pela cidade apenas por um dia. “Muito do sucesso deve-se ao Hotel Neuschwanstein que é divulgado no mundo inteiro”.

“Acredito que esta visita possa me oferecer muitas informações para levar a cidade de Füssen. Quero crer que no futuro possamos fazer uma cooperação entre as duas cidades, inicialmente de amizade, para que possamos evoluir para uma irmandade”, disse o Prefeito Iacob após conhecer um pouco a cidade.

O próximo passo possivelmente será a ida de uma comitiva da Rota Romântica a cidade alemã. “Este processo iniciou há dois anos, com visitas e contatos frequentes com a cidade de Füssen que tem características muitas semelhantes com Nova Petrópolis, especialmente pelo clima, localização geográfica e a preservação da cultura alemã”, destacou o Presidente da Rota Romântica que está conduzindo este trabalho desde o princípio.

A III Semana de Especialidades da Cozinha Bávara, assim como a vinda do Prefeito Paul Iacob foi uma iniciativa de Cláudio José Weber, Presidente da Associação dos Municípios da Rota Romântica, e Günter Meyer, Diretor do Complexo Turístico de Hohenschwangau do Sul da Alemanha, em parceria com o Hotel Ritta Höppner de Gramado.



Fonte: Perene Projetos, Comunicação e Eventos
Rua Vicente Prieto, 1680
Pinhal Alto | Nova Petrópolis | RS
CEP: 95160-000 | contato@projetosperene.com.br