Rota Romântica reúne-se com Municípios para definir o planejamento estratégico de 2015
Assembleia reuniu autoridades e associados

Com o objetivo de planejar o futuro da Associação dos Municípios da Rota Romântica em conjunto, reuniram-se no dia 31 de março representantes das 14 cidades que integram o roteiro no plenarinho da ACINP – Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis.

Conduzida pela Presidente Cláudio José Weber, a assembleia iniciou com a prestação de contas do ano de 2014 e a apresentação de um relatório como resumo das ações e atividades realizadas no ano anterior.

Entre as proposições apresentadas pelo Presidente para 2015, destacam-se a criação de um calendário de eventos elencando os principais de cada cidade buscando, assim, respeitar as atividades e datas de cada Município. Apresentou-se, ainda, a sugestão de lançar, ao longo do ano, roteiros alternativos para caminhadas ou passeios ciclísticos pelo interior.

Um assunto já muito discutido pela Rota Romântica e que novamente foi pauta na reunião é a padronização das tendas de comercialização de produtos e placas ao longo das rodovias do roteiro. Durante a discussão surgiram muitas ideias para a padronização das tendas como um contato com a Emater, parceria entre os Municípios, investir na qualificação dos comerciantes e na qualidade da exposição dos produtos. Referente às placas, foi apresentado um projeto, já encaminhado à Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, com uma sugestão de como conduzir essa padronização.

Entre as ações já realizadas em anos anteriores e que novamente serão implantadas em 2015 estão a campanha solidária para arrecadação de roupas e alimentos não perecíveis, a Semana de Especialidades da Cozinha Bávara em parceria com o Neuschwanstein Hotels & Events da Alemanha e Hotel Ritta Höppner de Gramado, a instalação de mais máquinas de venda automática de moeda/suvenir com a logomarca da Rota Romântica, participação em feiras de turismo, incentivo a captação e uso de energia solar para iluminação de placas e pontos turísticos das cidades e a instalação de placas indicativas do Roteiro nos principais pontos de circulação de pessoas ao longo do roteiro.

Em 2015 a entidade também buscará fortalecer o intercâmbio cultural com a Rota Romântica Alemã/Romantische Strasse, promovendo a vinda de orquestras, grupos de danças, cantores, entre outros, como forma de preservar e fortalecer a cultura alemã na região e consolidar novas irmandades com cidades alemãs. E, ainda, organizar e realizar Viagem Técnica Internacional, para Portugal e Alemanha, saída dia 29 de setembro e retorno 10 de outubro de 2015.

Evidenciando a importância de todos na construção da Associação dos Municípios da Rota Romântica, Cláudio José Weber fez uma homenagem aos dez ex presidentes, além da homenagem a Prefeitura de Dois Irmãos, Município que sediou a primeira reunião/assembleia com aprovação do “Roteiro Turístico Rota Romântica” em 22 de abril de 1996.

Os Prefeitos Regis Luiz Hahn de Nova Petrópolis, Cláudia Schenkel de Picada Café, Rejane Maria Würzius Stoffel de Presidente Lucena, Rodrigo Fritzen de Santa Maria do Herval, Tânia Terezinha da Silva de Dois Irmãos e Waldir Dilkin de Estância Velha, além de Secretários e demais representantes, estiveram presentes na Assembleia.

“A Assembleia foi muito positiva com a participação de muitos Municípios. Diante de tudo que foi debatido, creio que as perspectivas de 2015 são muito boas e que será possível colocar em prática muitas das proposições levantadas hoje”, afirmou o Presidente Weber.



Fonte: Perene Projetos, Comunicação e Eventos
Rua Vicente Prieto, 1680
Pinhal Alto | Nova Petrópolis | RS
CEP: 95160-000 | contato@projetosperene.com.br