Rua da Cooperação agita Nova Petrópolis
Dia Internacional do Cooperativismo foi comemorado com muitas atividades

O frio não foi desculpa para deixar de se integrar ao cooperativismo neste sábado, 4 de julho, em Nova Petrópolis. A cidade que ostenta, com orgulho, o título de Capital Nacional do Cooperativismo, recebeu milhares de pessoas na Praça das Flores e Rua Coberta para prestigiar atrações musicais e participar de atividades e ações colaborativas.

O cooperativismo, que foi comemorado hoje no mundo todo, foi o enfoque central de todas as atividades disponíveis na Rua Coberta. Crianças cooperaram brincando juntas em brinquedos infláveis, na pintura de rostos e nos espaços de leitura. Adultos compartilharam o chimarrão, a cabine fotográfica, o conhecimento em oficinas de danças e de produtos e a boa música. Alunos, participantes de Cooperativas Escolares, venderam juntos produtos produzidos por eles mesmos.

“Precisamos neste dia refletir o nosso mundo. Nós precisamos um do outro eterna e constantemente em nossos dias. Os sete princípios do cooperativismo devem fazer parte do nosso dia a dia”, disse o Vice-Presidente da Casa Cooperativa, Gilberto Kny, ao destacar que o cooperativismo é a grande chave na busca de dias melhores e deve ser um exercício de todos. O Prefeito Regis Luiz Hahn também ressaltou que não se faz nada sozinho, nem nas nossas famílias, nem no trabalho e nem no poder público.

Formatura do curso de Cooperativismo Escolar
O Dia Internacional do Cooperativismo também foi especial para 166 jovens. Alunos de escolas de Nova Petrópolis, Morro Reuter, Santa Maria do Herval e Vale Real, participantes de Cooperativas Escolares, encerraram uma importante etapa na formação básica em cooperativismo com a formatura.

Promovido pela Casa Cooperativa, esta foi a oitava edição de um curso de 40 horas, destinado a jovens do Ensino Fundamental e Médio, que acreditam no cooperativismo como uma oportunidade na vida e na formação profissional.
“Vocês que estão aqui estudaram bastante sobre o tema, falando de livro caixa, de atas, de assembleias e de como conduzir uma cooperativa. E o meu pedido é de que vocês não parem de estudar sobre o tema”, apontou o Presidente da Casa Cooperativa, Márcio Port, ao desejar que levem este conhecimento para a vida inteira.

O Coordenador do Curso, Everaldo Marini, afirmou veemente que a esperança passa pela escola e pelas cooperativas. “Este projeto objetiva desenvolver pessoas, prepara-los para que sejam cidadãos responsáveis, comprometidos, empreendedores, voltados para a justiça social e solidariedade”.

Sabrina Schuck, de Morro Reuter, participou pela segunda vez do curso e afirmou tê-lo feito quando as maiores responsabilidades estavam chegando e junto o comprometimento e a liderança. “Hoje sou a Presidente da nossa Cooperativa e para chegar nesse cargo tive que me esforçar muito. Errei muitas vezes, mas foi com estes erros que aprendi e ainda aprendo”, disse ela ao referir-se a Cooperativa Escolar como um laboratório de aprendizagem.



Fonte: Perene Projetos, Comunicação e Eventos
Rua Vicente Prieto, 1680
Pinhal Alto | Nova Petrópolis | RS
CEP: 95160-000 | contato@projetosperene.com.br