Jovens celebram o Cooperativismo em Nova Petrópolis
Cerca de 400 jovens participaram o 3º Fórum das Cooperativas Escolares

Na última sexta-feira, 30 de outubro, Nova Petrópolis sediou um encontro de aproximadamente 400 jovens associados a Cooperativas Escolares de toda a região. Um dia marcado por exemplos de cooperação entre os jovens, momentos de integração e testemunhos de como a filosofia do cooperativismo fez e faz diferença na vida deles.

As Cooperativas Escolares surgiram em 2010 a partir de uma visita de intercâmbio a Sunchales, onde este modelo já estava em funcionamento há mais anos. Desde então, formaram-se 36 cooperativas, hoje associadas à Federação das Cooperativas Escolares, desenvolvem produtos e/ou serviços para serem comercializados e gerarem renda, permitindo o desenvolvimento de atividades como gestão financeira, desenvolvimento de produtos, livro caixa, entre outros.

Alguns exemplos destes trabalhos foram apresentados no Fórum pelos alunos. A Cooperativa Escolar Entre Amigos de Boa Vista do Sul, apresentou a experiência de fabricação de sabão e de como os alunos e professores se envolvem neste trabalho. A Cooperativa Escolar Bom Pastor de Nova Petrópolis, primeira cooperativa a ser fundada na região, falou sobre o processo assemblear de eleição das equipes diretivas. A Cooperativa Escolar Cooecampo de Ivoti relatou a criação de roteiros turísticos rurais no Município e de como este projeto já é importante para a cidade. A Cooperativa Escolar COOEFAC de Feliz abordou como trabalham com artigos de artesanato como o filtro dos sonhos e bonecos de neve. O Conselho Jovem da Sicredi Pioneira, criada em 2015 com alunos egressos de Cooperativas Escolares, relataram da importância de poder continuar atuando no cooperativismo e de como as cooperativas escolares foram fundamentais para o direcionamento profissional deles.

Além da apresentação de cases, os jovens foram agraciados com uma palestra motivacional ministrada pelo Mestre Ainor Lotério sobre a importância do Cooperativismo na Vida do Jovem e do Jovem para a Cooperativa”. Lotério ressaltou a importância dos jovens terem elos fortes na vida em sociedade onde deve prevalecer a força da união. Entre as virtudes do cooperativismo o palestrante apontou uma vida de qualidade com virtudes e sem vícios. Além desta, os alunos também assistiram a uma mini palestra sobre atendimento ao público com a tecnóloga em hotelaria, Annelise Seibt Altreider. E, em um momento de descontração, os alunos assistiram a uma peça teatral sobre educação financeira, intitulada Clown Cooperativa, apresentada pelo Grupo Teatral Espaço da Arte.

Formatura do Curso de Cooperativismo Escolar
Ao final do fórum, aproximadamente 100 jovens de Morro Reuter, Picada Café, Nova Petrópolis, Vale Real e Lindolfo Collor, concluintes do nono curso de Cooperativismo Escolar, ainda receberam os seus certificados. Promovido pela Casa Cooperativa, o curso tem por objetivo a promoção da educação cooperativista explorando aspectos como história do cooperativismo, comunicação cooperativista, atendimento ao público, educação financeira, entre outros. Receberam os certificados associados das Cooperativas Escolares COOPERAMOS de Lindolfo Collor, fundada em 18 de agosto de 2015, COOPER OTTO de Nova Petrópolis, que será fundada no dia 3 de dezembro de 2015, COOPERKLEIN de Vale Real, fundada em 26 de setembro de 2013, COOPERSCHULE de Picada Café, que será fundada em 12 de Novembro de 2015, e a COOPERWAGNER de Morro Reuter, fundada em 29 de outubro de 2015.

“Na cooperativa escolar o objetivo central é a aprendizagem e consequentemente a formação de produtos. Em nossos cursos aprendemos diversas coisas e agora sabemos o quão importantes são os valores cooperativistas e que carregaremos até o fim de nossas vidas. A soma dos nossos atos, experiências e trabalhos em conjunto trabalham o crescimento pessoal e ético de cada um de nós”, disse uma das formandas do curso.

“Sei que vocês tiveram um período com grandes aprendizados e provavelmente muitos de vocês não irão trabalhar numa cooperativa no futuro, mas é importante que, ao ingressar no mercado de trabalho, após passarem pelas cooperativas escolares, já terão um destaque a mais em seus currículos”, destacou o Presidente da Casa Cooperativa, Márcio Port.

Participaram do 3º Fórum das Cooperativas Escolares e da Formatura o Presidente da Casa Cooperativa, Márcio Port, Vice Presidente da Casa Cooperativa, Gilberto Kny, Conselheiro da Casa Cooperativa, Mário Konzen, representando o Prefeito Municipal de Nova Petrópolis, Everson Moreira dos Santos, representando o Governador José Ivo Sartori a Diretora Administrativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural, Aline Pooter, e a Assessora do Sistema Sescoop do Rio Grande do Sul, Ubiracy Barbosa Ávila.

O próximo evento da Casa Cooperativa será o Natal Cooperativo no dia 6 de dezembro, a ser realizado na Linha Imperial, junto ao Memorial Padre Amstad.




Fonte: Perene Projetos, Comunicação e Eventos
Rua Vicente Prieto, 1680
Pinhal Alto | Nova Petrópolis | RS
CEP: 95160-000 | contato@projetosperene.com.br