Embaixador da Alemanha no Brasil visita a Rota Romântica
O trabalho cultural da região foi o destaque da visita

A Rota Romântica foi agraciada no último final de semana, 5 e 6 de novembro, com a visita do Embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, e sua esposa, além do Cônsul Geral, Stefan Traumann. Visitando pela primeira vez a região, o Embaixador conheceu Nova Petrópolis e se encantou pela preservação da cultura local.

Recepcionados pelo Presidente da Associação dos Municípios da Rota Romântica, Cláudio José Weber, o Embaixador conheceu o funcionamento da Rota, no qual o Presidente destacou o trabalho unido dos Municípios para projetar e divulgar toda a região. Weber também explanou ao Embaixador os projetos lançados pela entidade, destacando o projeto de acessibilidade no qual foi apresentado a ele o mapa tátil do roteiro.

Na Cooperativa Piá, recepcionados pelo Presidente Gilberto Kny, Vice-Presidente, Nilson Olbermann, Secretário Geral, Jeferson Smaniotto, e o Deputado Estadual, Elton Weber, a comitiva conheceu a história da cooperativa, com destaque para a participação de alemães na fundação e a tecnologia vinda da Alemanha. Ayrton Melo, Diretor da Indústria de Alimentos da Cooperativa Piá, apresentou o parque industrial explanando o processo de fabricação dos principais produtos. Melo ressaltou as ações que estão sendo desenvolvidas para triplicar a produção nos próximos anos.

A recepção oficial em Nova Petrópolis aconteceu no Parque Aldeia do Imigrante com a presença do Prefeito Regis Luiz Hahn, Deputado Estadual, Elton Weber, Vice-Prefeito Gregor Hermann, Presidente do Legislativo, Charles Eloir Luedke Paetzinger, vereadores Daniel Carlos Michaelsen, Oraci de Freitas e Paulo Antonio Heylmann, Secretários Municipais Paulo Roberto Staudt e Ricardo Lawrenz, e a Rainha do Folclore Alemão, Franciele Simon. O Prefeito agradeceu a visita e externou o desejo de manter um bom relacionamento com o consulado e a embaixada.

No domingo, 6, a comitiva visitou a localidade de Linha Imperial onde o Vice-Presidente da Sicredi Pioneira, Mário Konzen, falou da história do Padre Theodor Amstad e do cooperativismo. E, logo após, a comitiva seguiu para Pinhal Alto onde visitou a Igreja, a sede da Associação Theodor Amstad e o museu comunitário com a recepção do Presidente da Comunidade Católica, Roque Wickert, e as Soberanas do Kerb Im Tannenwald, Rainha Isabel Maldaner e Princesa Karin Nandaine Schabarum. Witschel ficou impressionado com o engajamento das comunidades em preservar as tradições e a originalidade dos locais.

“É motivo de orgulho recebermos o Embaixador. Sempre mantemos um bom relacionamento com o Consulado e a Embaixada de modo a promover nosso roteiro que foi inspirado na Romantische Strasse. E sempre é satisfatório apresentarmos a forma como preservamos a cultura dos nossos antepassados vindos da Alemanha”, destacou Weber.




Fonte: Perene Projetos, Comunicação e Eventos
Rua Vicente Prieto, 1680
Pinhal Alto | Nova Petrópolis | RS
CEP: 95160-000 | contato@projetosperene.com.br