Rota Romântica elege nova diretoria para o quatriênio 2014-2018
Balanço das atividades da Rota Romântica durante 2013 também foi apresentado

Na última quarta-feira, 26 de março, aconteceu a eleição da diretoria que executará os trabalhos da Associação Rota Romântica pelos próximos quatro anos. Conduzida pelo Prefeito de Linha Nova, Nicolau Haas, a nova diretoria, composta pelo Diretor Presidente Cláudio José Weber, Diretora Vice Presidente Terezinha Haas, Diretor Administrativo Everton Lara Schaumloeffel, Diretor Tesoureiro Gilberto Schäffer, Jayme Santos Stein, João Gilberto Stoffel e Daniele Kunzler do Conselho Fiscal, foi eleita por unanimidade.

Após a eleição, aproveitando a presença do número expressivo de Prefeitos, Secretários e representantes dos 14 Municípios, também foi aprovada a alteração do artigo 26 do Estatuto, quanto a possibilidade de comercializar produtos da Rota Romântica.

Na oportunidade, o Presidente recém empossado, Cláudio José Weber, anunciou a da vinda de uma comitiva de jornalistas alemães no mês de maio para a região. “Este será um fantour preparativo para a Copa do Mundo, através de um projeto da Alemanha chamado ‘nas pegadas da imigração alemã’, com o objetivo de divulgar nosso Estado na Alemanha”.

Terezinha Haas, responsável pelas viagens técnicas, apresentou a proposta do Roteiro da Estrada Real de Minas Gerais, que será visitada em agosto de 2014. O objetivo será avaliar principalmente a preservação do patrimônio, com prédios, ruas, entornos e como eles trabalham a questão do turismo. E, em maio de 2015, possivelmente será realizada uma viagem internacional a Portugal e Alemanha buscando conhecer cidades para firmar irmandades com Municípios da Rota Romântica.

Na ocasião também foram apresentadas as ações e atividades realizadas ao longo de 2013, bem como o balanço da entidade, referente a movimentação financeira do ano, que foi aprovado de forma unanime entre os presentes. Após a oficialização da posse da nova diretoria, abriu-se espaço para a manifestação e debate de ideias entre os presentes.

O Presidente agradeceu o empenho de todos os Municípios para a divulgação e consolidação da entidade. “Se hoje recebemos comitivas vindos de outras regiões, é sinal de que fazemos um bom trabalho”, disse ele. A Prefeita de Dois Irmãos Tânia Terezinha da Silva, ressaltou da importância quanto ao entrosamento e a união entre as 14 cidades. “Já estamos evoluindo quando os municípios não realizam eventos nas mesmas datas, mas precisamos unificar os posicionamentos e anseios, principalmente na busca de recursos para a região”.

Um pedido especial do Presidente durante a reunião foi quanto ao plantio de árvores outonais. “Pedimos que a característica do colorido das folhas durante o outono, que é motivo de inúmeros elogios, seja mantida em todas as cidades”. Abordando a questão do embelezamento, os Municípios também abordaram a falta de comprometimento do DNIT quanto à manutenção das roçadas ao longo da BR 116. Uma força conjunta entre os Municípios será formada para cobrar soluções da empresa.

Os problemas com a poluição visual novamente foram abordados. Segundo o Presidente, o objetivo é lançar algumas ideias de divulgação não poluentes e que não destoem a paisagem. “A maior reclamação de turistas que vem do Brasil inteiro é a questão das placas. Mas a maior resistência ainda é dos próprios empresários”, afirmou ele. Secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, que acompanhou toda a tramitação de cerca de dois anos da lei de proibição da colocação de placas publicitárias na cidade, apontou alguns caminhos seguidos. “Foi um trabalho difícil, principalmente durante a implantação com os proprietários dos terrenos que continham as placas. Mas, graças ao trabalho de conscientização e a normatização da publicidade hoje temos uma cidade limpa. Foram leis que se mostraram polêmicas no princípio, mas sabíamos que elas teriam um resultado muito positivo.”

Ao final, todos manifestaram seu desejo pela boa condução dos trabalhos e na busca de uma Rota cada vez mais presente no cenário turístico.



Fonte: Perene Projetos, Comunicação e Eventos
Rua Vicente Prieto, 1680
Pinhal Alto | Nova Petrópolis | RS
CEP: 95160-000 | contato@projetosperene.com.br