A chuva não diminuiu a grandiosidade do 12º Kerb Im Tannenwald
Sábado foi de jogos germânicos entre as localidades

A chuva foi intensa no primeiro dia do 12º Kerb Im Tannenwald, mas o cultivo das tradições germânicas não foi afetado na localidade de Pinhal Alto, interior de Nova Petrópolis.

O sábado, 16, foi marcado pelas competições germânicas entre as localidades que formam o grande distrito de Pinhal Alto. As provas da corrida do chopp, roda da carroça, debulhar o milho, Blinder Fritz (Fritz cego), Holzbrücke (ponte de madeira), arremesso do chapéu, arremesso de ovo e arremesso de chopp divertiram os presentes e comprovaram que a alegria e a diversão do povo pinhalense são contagiantes.

Além de festejar o kerb com música típica, gastronomia farta e chopp gelado, a comunidade de Pinhal Alto também mantém a religiosidade, que pôde ser comprovada com a celebração da Santa Missa em homenagem à Padroeira Imaculado Coração de Maria: motivo maior da festa. O sábado encerrou com o jantar típico de kerb, com animação da Super Banda Real, apresentações de danças folclóricas das diversas categorias do Volkstanzgruppe Tannenwald e competição do chopp em metro.
Devido à instabilidade do tempo a carreata do bierwagen, que leva a tradição do kerb às ruas, foi cancelado. Porém, a festa não foi menor com a animação da bandinha típica Tannenwald, Super Banda Real e Brilha Som e a participação da comunidade, equipes dos jogos germânicos e grupos culturais.

Criado para comemorar o legado dos antepassados que colonizaram a região, o evento busca, a cada ano, a participação de mais pessoas da comunidade e de todas as faixas etárias. “É bonito ver a animação da comunidade que celebra o kerb em meio a diversidade, porque as culturas alemãs e gaúcha convivem em perfeita sintonia”, destacou o Prefeito Regis Luiz Hahn na abertura do evento ao fazer referência a semana farroupilha.

O evento foi uma realização de voluntários da comunidade do Pinhal Alto, Associação Tannenwald de Tradição, Cultura e Folclore Alemão, com patrocínio da Sicredi Pioneira RS e Móveis Elisê. Conta com o apoio da Fundição Alca, Seta, Pousada Pinhal Alto e Prefeitura de Nova Petrópolis.

Fotos de Rafael Cavalli



Fonte: Perene Projetos, Comunicação e Eventos
Rua Vicente Prieto, 1680
Pinhal Alto | Nova Petrópolis | RS
CEP: 95160-000 | contato@projetosperene.com.br