Rota Romântica integra a Região das Cervejarias Artesanais do Estado
Lei foi sancionada pelo governador

Os 14 municípios da Associação Rota Romântica integram agora, ao lado de Alto Feliz, Campo Bom, Feliz, Igrejinha, São Vendelino, Sapiranga, Três Coroas e Vale Real, a Região das Cervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul. A lei que cria a região cervejeira foi sancionada na tarde da última quinta-feira, 4 de janeiro, pelo Governador José Ivo Sartori, em um evento realizado no Galpão Crioulo do Palácio Piratini de Porto Alegre.

A instituição da região cervejeira foi uma iniciativa do Deputado Estadual Elton Weber, com participação e indicação da Rota Romântica, que, através de um projeto de lei aprovado no dia 5 de dezembro, alterou a Rota Cervejeira para Região das Cervejarias Artesanais e ampliou o número de municípios de 15 para 22.

Ao menos 30 empreendimentos estão cadastrados nos municípios da região cervejeira. O estado ocupa hoje a segunda posição no ranking nacional com 119 empreendimentos cervejeiros. Segundo as estimativas do Ministério da Agricultura, no Brasil são 610 cervejarias artesanais.

Cláudio Weber, Presidente da Associação Rota Romântica, defende que a criação da região cervejeira vai incrementar muito o turismo de todos os municípios. “É muito bom quando surgem ideias e produtos novos para se moldar, modificar e acompanhar diariamente a evolução da economia e da cultura da região”, disse ele ao reconhecer o trabalho das cervejarias pioneiras da região. Além de Cláudio Weber, representaram a Rota Romântica os prefeitos de Novo Hamburgo, Ivoti, Nova Petrópolis, Dois Irmãos e Morro Reuter.

“A intenção é fortalecer o turismo, gerar emprego e renda, e valorizar a produção gaúcha nesse segmento. O nosso papel é sempre apoiar quem trabalha, produz e contribui para o desenvolvimento regional”, destacou o governador durante o evento.

“Esperamos com essa iniciativa promover a integração turística, incentivar a organização da cadeia produtiva da cerveja artesanal e gerar novas fontes de emprego e renda em setores diversos como gastronomia e hotelaria”, destaca o deputado autor da lei.

A Região das Cervejarias Artesanais do estado é composta pelos municípios da Rota Romântica: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula, além de Alto Feliz, Campo Bom, Feliz, Igrejinha, São Vendelino, Sapiranga, Três Coroas e Vale Real.

Legenda das fotos: Sancionada a lei que institui a Região das Cervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul
Credito das fotos: Luiz Chaves/Palácio Piratini




Fonte: Perene Projetos, Comunicação e Eventos
Rua Vicente Prieto, 1680
Pinhal Alto | Nova Petrópolis | RS
CEP: 95160-000 | contato@projetosperene.com.br