Rota Romântica reúne os municípios para confraternização de final do ano
Momento foi de lembrar as atividades desenvolvidas no ano e projetar 2018

Um roteiro forte se faz com municípios trabalhando unidos. Assim é a Associação Rota Romântica que na última quarta-feira, 13 de dezembro, reuniu representantes de onze dos 14 municípios que integram o roteiro para confraternizar, lembrar atividades realizadas durante o ano e apresentar algumas ideias para 2018.

Falando do projeto macro dos próximos anos de unir os municípios por estradas vicinais e criar um roteiro turístico a ser explorado por caminhantes, bicicletas e veículos 4x4, o Presidente da entidade, Cláudio José Weber, apresentou Alexandre Gomes, que representando o Vale Europeu de Santa Catarina explanou aos presentes como a região se organizou e desenvolveu o primeiro circuito de cicloturismo do Brasil. Trata-se de um roteiro com 350 km que perpassa por nove municípios, cujo trajeto pode ser completado em até uma semana. “Propomos um fantour para os municípios conhecerem in loco o trabalho desenvolvido pelo Vale Europeu”, disse o Presidente.

Durante o encontro, a entidade também lançou a ideia de uma viagem técnica para Portugal e Alemanha em outubro do próximo ano. Apresentando um convite recebido de Portugal para conhecer a Serra da Estrela e um convite da Romantische Strasse para participar de um evento gastronômico da região, Terezinha Haas, Vice-Presidente da Associação Rota Romântica, destacou que esta viagem tem por objetivo buscar exemplos de boas práticas de roteiros turísticos consolidados e o intercâmbio com outros municípios.

“O roteiro é dos municípios, nós somos apenas gestores que temos por objetivo trabalhar a força conjunta da região”, destacou Weber ao reforçar, também, que a entidade está sempre atenta aos 302 km de rodovias que fazem parte do roteiro, seja na revitalização das placas indicativas, na manutenção das rodovias ou na sinalização natural através do plantio de liquidambar.

O Presidente da entidade ainda fez referência ao projeto de lei aprovado há alguns dias pela assembleia legislativa que cria a região cervejeira no qual os 14 municípios da Rota Romântica e mais oito cidades da região fazem parte. “Assim, faço referência a Linha Nova que recentemente também foi reconhecida pelo estado como o berço das cervejarias do estado. Isso é motivo de orgulho para o nosso roteiro”.

“Orgulho-me em ser o prefeito do município sede da Rota Romântica e preciso parabenizar a rota e seu presidente pelo trabalho excepcional que vem fazendo, principalmente por muitas vezes interceder junto à outras entidades como foi com o DNIT para que os municípios pudessem fazer a limpeza das margens da BR 116”, destacou o Prefeito Régis Luiz Hahn.

Participaram do encontro os Prefeitos de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, Linha Nova, Henrique Petry, Presidente Lucena, Gilmar Führ, Estância Velha, Ivete Grade, e de Santa Maria do Herval, Mara Susana Stoffel. Além de secretários de turismo da região, vereadores de Nova Petrópolis, associados da entidade, representantes da segurança pública e imprensa.



Fonte: Perene Projetos, Comunicação e Eventos
Rua Vicente Prieto, 1680
Pinhal Alto | Nova Petrópolis | RS
CEP: 95160-000 | contato@projetosperene.com.br