Rota Romântica realiza reunião de avaliação sobre viagem técnica a Minas Gerais
Pontos positivos e negativos do roteiro foram levantados pelos participantes

Na presença de sete prefeitos da Rota Romântica e demais pessoas que participaram da viagem técnica ao “Circuito Estrada Real” de Minas Gerais, o Presidente da Associação dos Municípios da Rota Romântica, Cláudio José Weber, reuniu-se na noite da última quarta-feira, 1º de outubro, em Nova Petrópolis para debater as impressões e aprendizados obtidos entre 19 e 24 de agosto.

O roteiro turístico que representa os caminhos e descaminhos criados pela Coroa Portuguesa para a exportação do ouro e diamantes, foi escolhido levando-se em consideração uma nova experiência de outras regiões turísticas que conduzem um modelo de desenvolvimento regional idêntico a Rota Romântica.

De forma unânime, os presentes destacaram a forma como os Municípios trabalham o patrimônio histórico mundial com foco no turismo. “Eles possuem 45 associações de municípios turísticos, que se organizam em conjunto para terem mais força”, apontou o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot, ao ressaltar que “nem a troca de governo vai interromper o planejamento deles”.

Terezinha Haas, responsável pela organização do roteiro, lembrou que a principal fonte de renda dos municípios não provem do turismo, mas são beneficiados com ICMS Turístico e incentivos federais para manter o patrimônio. “O turismo não foi o ponto alto e nem o foco principal nem nenhuma das administrações com as quais falamos. Lá o turismo se apodera da cultura”.

Abordando a preservação do patrimônio histórico, Cláudia Schenkel, Prefeita de Picada Café, disse que observou a parceria do IPHAN na preservação das construções, parceria esta, não encontrada no Estado com o IPHAE. “É notória a dificuldade dos municípios da Rota em manterem ou restaurarem edificações em estilo enxaimel. Nós ainda somos muito limitados e não temos o apoio do Governo Federal como em Minas Gerais”, completou o Presidente da Rota.

Entre os pontos positivos levantados pelos participantes da viagem estão a ótima sinalização com totens a cada 1,5km com localização geográfica, guia virtual com informações sobre o roteiro, comércio variado com produtos regionais, suvenirs identificados do circuito Estrada Real e a gastronomia típica.

Comparando-se os dois roteiros, o grupo também apontou os pontos negativos onde se sobressaem a infraestrutura ineficiente de alguns atrativos e da rede hoteleira, falta de ajardinamento urbano e manutenção das estradas e todos os recursos de marketing aplicados no turismo cultural, sendo que nos últimos anos têm-se destacado o turismo de aventura.

“Fiquei muito gratificada com esta viagem. Fica evidente que precisamos nos unir cada vez mais e a Rota Romântica precisa ser fortalecida”, avaliou a Prefeita de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva, ao dizer que aqui se destacam os eventos e que é preciso se comunicar para não coincidir datas.

O Presidente da Associação destacou ainda o quanto é importante fazer estas viagens técnicas. “Trouxemos o que é bom para contribuir com o conhecimento e trazer algo positivo para aplicar em nossos Municípios”, finalizou Weber ao reforçar que é preciso buscar recursos de forma coletiva com a presença de vários prefeitos.

Estavam presentes na reunião de avaliação a Prefeita de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva, Prefeito de Gramado, Nestor Tissot, Prefeito de Linha Nova, Nicolau Haas, Prefeito de Morro Reuter, Adair Ricardo Bohn, Prefeito de Nova Petrópolis, Régis Luiz Hahn, Prefeita de Picada Café, Cláudia Schenkel, e a Prefeita de Presidente Lucena, Rejani Maria Stoffel, entre demais participantes da viagem técnica.


Sobre a viagem:
A viagem aconteceu de 19 a 24 de agosto e teve como foco principal conhecer inloco as cidades históricas de Ouro Preto, Mariana, São João Del Rei, Congonhas, Tiradentes, Resende Costa e Belo Horizonte que integram o circuito. Na visita foi avaliado como desenvolvem e trabalham o turismo cultural, infraestrutura turística, preservação e revitalização do patrimônio histórico. Várias recepções oficiais por parte dos prefeitos e também entidades ligadas ao setor turístico cultural da região também possibilitaram a troca de informações.



Fonte: Perene Projetos, Comunicação e Eventos
Rua Vicente Prieto, 1680
Pinhal Alto | Nova Petrópolis | RS
CEP: 95160-000 | contato@projetosperene.com.br