Rota Romântica recebe comitiva de Criciúma
Comitiva veio à região conhecer a estruturação da Rota Romântica

A Rota Romântica, criada há 17 anos e que hoje congrega 14 Municípios, é motivo de estudo e modelo para a criação de um roteiro em Santa Catarina. Nesta sexta-feira, 8 de novembro, o Presidente da Rota Romântica, Cláudio José Weber, recebeu uma comitiva de Criciúma, Santa Catarina, que vieram conhecer o case e ver como pode ser implantado em sua região.

Formada por Ari Azambuja, Coordenador do Curso de Guia de Turismo da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC), Adriane Vanderlind, administradora, e pelas turismólogas Cris Damiani e Ivanir Biff, a comitiva está fazendo o diagnóstico turístico de 12 cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). Contratados pela Secretaria de Turismo do Estado de Santa Catarina, o objetivo da comitiva é integrar os Municípios e criar um roteiro de visitação.

Ari Azambuja, que está a frente da comitiva, apresentou ao Presidente da Rota alguns pontos já levantados neste diagnóstico, enfatizando que os Municípios sabem que possuem o potencial turístico, mas que faltam investimentos do poder público. “Sentimos que podemos ter um roteiro, mas os Municípios ainda não sabem como chegar lá”, disse Azambuja.

Para o Presidente da Rota Romântica, a questão de unir municípios é um pouco diferente na prática do que na teoria. “É preciso trabalhar isso de uma forma muito convincente e consciente junto aos gestores públicos”, enfatizou ele. Ele explicou para a comitiva as diferenças em formar um roteiro ou um circuito e como constituir formalmente esta iniciativa.

Falando de como foi constituída a Rota Romântica, Weber, disse que “aqui iniciamos com a Região das Hortênsias que já tinham um forte trabalho na área de turismo e ai se decidiu unir mais municípios e integraram-se municípios com os mesmos traços. Formatamos um roteiro que tem uma cidade inicial e uma cidade final”. O Presidente ainda enfatizou que se devem envolver três pilares: cultural (descendências germânica), uma lógica para quem visita (elas precisam estar interligadas) e econômica (precisa ser viável para todos).

Para Weber, receber comitivas que se interessam em conhecer o case da Rota Romântica é sempre um privilégio. “Assim sentimos o quanto nosso trabalho está no caminho certo e está sendo visado por inúmeras outras iniciativas”.


Sobre o roteiro/circuito a ser constituído
O roteiro ou circuito a ser implantado no pé da serra de Santa Catarina integra dos Municípios de Orleans, Lauro Muller, Urussanga, Cocal do Sul, Treviso, Siderópolis, Nova Veneza, Forquilhinha, Criciúma, Içara, Balneário Rincão, Morro da Fumaça.



Fonte: Perene Projetos, Comunicação e Eventos
Rua Vicente Prieto, 1680
Pinhal Alto | Nova Petrópolis | RS
CEP: 95160-000 | contato@projetosperene.com.br